Você que é brasileiro COM CERTEZA já ouviu ou falou algumas dessas frases:
A culpa é do governo! OU Todos os políticos são safados e corruptos.
Deixa eu te dizer uma coisa: a culpa do Brasil estar desse jeito é sua. Isso mesmo. A culpa é de cada um de nós.
Os políticos NÃO SE ELEGEM SOZINHOS. Alguém votou neles para eles estarem ali. Então, se tem corruptos no governo, a culpa é do povo que vota só por votar e não tem NENHUM preparo para votar. Poucas pessoas realmente prestam atenção nas propagandas políticas, e a maioria vota em certo candidato por influência de conhecidos que trabalham na campanha do tal candidato.
Se elegermos representantes péssimos, o que podemos esperar deles?! Se o povo não estiver atento às ações dos representantes, eles usam da forma como quiserem o dinheiro público.
Para o Brasil mudar totalmente, a política e todos os pensamentos ligados a ela devem mudar. Tudo está relacionado à política.
O cargo de político deveria ser um trabalho totalmente VOLUNTÁRIO. Assim, somente pessoas realmente interessadas em um país melhor que estariam trabalhando nisso, e não pessoas que só querem dinheiro e status.
O voto deveria ser LIVRE, ou seja, não deveria ser obrigatório. Assim, somente pessoas preocupadas com o país que votariam. Pessoas com interesse votariam em candidatos que realmente valessem o voto.
POLITICA E CIDADANIA deveriam ser matérias obrigatórias em todos os anos escolares e em todas as escolas. Todos deviam saber seus direitos e deveres, como funciona a política brasileira, o que precisa mudar e como poder acompanhar o que os políticos estão fazendo.
E finalizando, a política deveria ser mais LIMPA. Todos os candidatos deveriam colocar todas as propostas e toda sua vida política em apenas UM SITE oficial para eleições. E, se eleitos, todas as suas ações deveriam ser registradas para que qualquer brasileiro conseguisse acompanhar. Além de melhorar o meio ambiente em época de eleição, isso faria uma eleição muito mais ORGANIZADA. Ficaria muito mais fácil pesquisar sobre o candidato e suas propostas, bem como o que ele realmente faz pelo país.