6 de novembro de 2013

LIVRO ~*~ MANUAL DOS JOVENS ESTRESSADOS (Mas muito inteligentes!) – Augusto Cury

~*~ HISTÓRIA DO LIVRO:
Manual dos Jovens Estressados (Mas Muito Inteligentes!) é um livro de auto-ajuda, do autor Augusto Cury, que trata de diversas técnicas para melhorar a vida dos jovens.
O livro é um diálogo entre o autor, Augusto Cury, um personagem que é um professor chamado iEstresse, e o próprio leitor.
Neste livro, Cury apresenta diversos dados da juventude, mostrando que a maioria possui problemas com timidez e possuem elevado estresse.
O autor traz histórias que levam o leitor a se identificar com as histórias. Algumas são reais e outras fictícias, e no final do livro, tem-se a própria história do autor.

São apresentadas diversas técnicas para melhorar a inteligência e a arte de pensar. As técnicas são explicadas e mostra-se a aplicação das mesmas.
Com o livro, os jovens aprendem a lidar com seus medos, com seus pensamentos, com as situações da vida.

~*~ MINHA OPINIÃO:
Eu comprei esse livro principalmente porque estou passando por uma fase péssima, de extremo estresse.
Eu gostei muito do livro. O livro traz muitas técnicas que eu já aplicava em minha vida, e outras técnicas que me fizeram refletir como eu tenho agido e que eu posso melhorar muito.
O diálogo entre o autor e o personagem deixa o livro com um ritmo mais leve, mais apropriado aos jovens leitores. E o diálogo envolve o leitor, são feitas perguntas ao leitor justamente para o leitor refletir suas próprias atitudes.
Alguns pontos que eu não gostei tanto no livro, é que a linguagem utilizada no livro é bem juvenil, mais apropriada para jovens entre 13 a 17 anos. É adequada ao público-alvo, mas para adultos, fica um pouco “infantil” demais.
Outra coisa que eu não gostei tanto no livro foi que ficou muito repetitivo. Mas essa é uma característica própria de livros de auto-ajuda pelo o que eu pude perceber. Acho que é para enfatizar o que deve ser feito para o leitor melhorar.
A técnica do Quoeficiente da Arte de Pensar (QP) eu achei interessantíssima, e pretendo aplicá-la mais em minha vida.
E quero compartilhar algumas frases do Augusto Cury, que eu achei muito interessantes:
~*~ “Sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, e disciplina sem sonhos produz pessoas que só obedecem a ordens”.
~*~ “Quem não é fiel à sua consciência, tem uma dívida impagável consigo mesmo”.
~*~ “Aplausos e vaias, sucessos e crises, apoio e rejeições, fazem parte da história de cada ser humano, principalmente daqueles que são apaixonados pela humanidade e querem contribuir com ela”.

E no livro, Augusto Cury faz uma citação do grande inventor do telefone, Alexander Graham Bell:
~*~ “Se você andar por caminhos que todo mundo andou, você chegará apenas em lugares a que todo mundo chegou.” Alexander Graham Bell


Nenhum comentário:

Postar um comentário