20 de julho de 2013

LIVRO ~*~ UM LUGAR NA JANELA – Martha Medeiros

~*~ HISTÓRIA DO LIVRO:
Um lugar na janela é um livro que reúne os relatos de várias viagens da autora Martha Medeiros.
Inicialmente, a autora explica como surgiu a ideia do livro, além de falar um pouco sobre o seu interesse em viajar.
Martha relata nesse livro as suas diversas experiências com viagens nacionais e internacionais. Fala sobre a época em que viajou, as companhias, e o que mais gostou em cada lugar que visitou.
A autora relata viagens para a Europa, Rio de Janeiro, Chile, Peru, Marrocos, Japão, Nova York, Havaí, entre diversos outros locais. Martha nos deixa maravilhados com suas descrições de cada localidade, dos costumes das populações, da alimentação de cada local, e das belezas naturais de cada lugar.
Martha enfatiza também as companhias de cada viagem: sozinha, com namorado, com o marido, com as filhas, com as amigas, em excursão... Com cada tipo de companhia tem-se um estilo de viagem. Martha expõe os aprendizados que teve no decorrer de suas jornadas.
Além disso, a autora fala sobre liberdade, tempo para auto-conhecimento, aprendizagens, e claro, não podiam faltar os “micos” e coisas engraçadas ao longo das viagens.
A autora conclui o livro falando também dos contra-tempos que ocorrem durante as viagens e sobre o seu estilo de viajar.

~*~ MINHA OPINIÃO:
Eu adorei o livro. Adoro os livros de Martha Medeiros. São divertidos, engraçados, além de possuírem ensinamentos e reflexões para a vida.
Pessoal que me conhece deve estar falando: “Mas Rebecca, você ODEIA viajar! Como gostou do livro?” E eu digo que sim, eu realmente ODEIO viajar. Para mim é mais estressante do que relaxante. Odeio fazer malas, dormir em lugares estranhos, ficar horas no carro até chegar no destino (é, nunca viajei de avião), comidas estranhas, sol, calor, areia... Resumindo, odeio sair da minha “zona de conforto”, sair da minha rotina. Mas eu adoro aprender. Adoro descobrir curiosidades sobre os países, história da arte, paisagens... E o livro de Martha trás o que eu gosto. Aprendi muitas coisas sobre diversos países, sem sair do conforto da minha cama.
Mas chega de falar de mim! Vamos falar do livro. O livro é muito divertido, com o estilo de Martha das crônicas, porém, agora em relatos reais da sua vida.
O livro é estruturado, ou seja, os relatos foram colocados em ordem cronológica.
Além disso, gostei muito do final do livro, onde Martha expõe também os contra-tempos ao longo das viagens. Cada viagem é única e emocionante, mas também vem acompanhada de contra-tempos.
E gostei também de uma parte do livro, logo no começo:
“(...) a nacionalidade de uma pessoa não deveria ser estabelecida por sua cidade de nascimento, e sim pelos locais pelos quais a pessoa se sentia atraída”
Esse trecho se aplica muito na minha situação. Eu sou completamente fascinada pela Itália. Gosto da comida, da arte, dos costumes, de tudo. Mas nasci no Brasil, e não me encaixo aqui. Odeio carnaval, futebol e bebedeira. Odeio o “jeitinho brasileiro”, as comidas cheias de carne, sol, calor... É, eu devia estar na Itália.
Concluindo, vale muito à pena ler esse livro, tanto os viajantes quanto os que não gostam de viagens, pois todos acabam aprendendo muito com os ensinamentos de Martha Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário